Seja bem vindo

Sejam bem vindos ao meu blog, leia as matérias, veja as fotos, confira os artigos, deixe sua opinião, comente ,divulgue.

obrigado


Valdinei Fernandes

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

De Judeu(inimigo) a Cisto(Salvador do mundo)

   Lendo, por inúmeras vezes a passagem da conversa  de  Jesus com a mulher  samaritana, registrada em  Jo. Cap. 4 a partir do v. 7, comecei a analisar com mais profundidade o texto, então me deparei com duas pessoas que não se falava por conta de sua cultura socioreligiosa.  Sabemos  que após a separação do reino de Israel, dez tribos de um lado e duas do outro, a separação foi tão completa que nem mesmos a amizade foi possível a este povo.
 Então Jesus dirige a palavra a mulher pedindo-lhe água, a resposta foi imediata, como tu sendo judeu fala com uma samaritana, com todo o peso do preconceito, ela declara que Jesus é judeu, quer dizer inimigo.
 Contudo Jesus continua a conversa, dizendo, se ela o conhecesse pediria água e Ele lhe daria água viva, a mulher ainda entendendo naturalmente, diz que Jesus não tem como tirar, diz que o poço é fundo e ainda pergunta se Jesus é maior que Jacó que cavou o poço. Só vendo as dificuldades da vida natural. Mesmo assim continuou dando ouvido até então a um inimigo.
Jesus mais uma vez tenta falar de sua palavra usando água como exemplo, dizendo que quem bebesse da água que Ele desse nunca mais teria sede, a mulher logo pediu desta água, pensando em não mais voltar ao poço. Então Jesus muda  abruptamente de assunto para alcançar aquela alma. Deus sempre falará  conosco de uma maneira que entendamos.
Jesus pede para que ela vá buscar seu marido, e diante da resposta Ele a surpreende, dizendo que ela havia tido cinco maridos, e o que estava com ela agora não lhe pertencia, ou seja ela levava uma vida de promiscuidade. Diante desta revelação, ela muda sua visão sobre Jesus dizendo que Ele é profeta.
Com a mudança de entendimento, a mulher  também muda de assunto e começa a perguntar coisas referente a adoração, onde era o lugar certo para a adoração? No monte Gerezim ou em Jerusalém? Então Jesus revela um grande mistério , que a adoração verdadeira não importa o lugar, desde que seja em espírito e em verdade, ou seja tem que ser movida ou motivada pelo Espírito Santo que habita em nós e dirigida a Deus em nome de Jesus a verdade que liberta,(Jo. 8. v, 32).
Neste momento ela demonstra ter conhecimento sobre a vinda de Cristo e Jesus se revela pra ela, então com a chegada dos discípulos, começa uma pequena confusão pois queriam  Que Jesus comece e Ele queria como sempre continuar a obra de Deus, mesmo com dúvida, a mulher sai para chamar  os de sua cidade, isto fica evidente quando ela diz que encontrou um homem que sabia tudo sobre ela, e diz será que não é o Cristo, mas mesmo com dúvidas ela foi, enquanto muitos dizem ter certeza que Jesus é o Cristo e não fala disto pra ninguém.
Então os homens da cidade creram  no que a mulher disse,  então vieram até Jesus para  ouvi-lo e declaram que Ele é o Cristo o Salvador do mundo.

Pb. Valdinei Fernandes

Um comentário:

  1. Mais uma postagem, que possamos ser transformados como foi esta mulher, que passou de samaritana(inimiga) a missionária(transformada pela palavra de Cristo).

    ResponderExcluir